FunBio

Restauração Ecológica no Pontal do Paranapanema - SP

Chamada de Projetos para apoio à implementação de iniciativas de restauração ecológica em áreas do Pontal do Paranapanema do Estado de São Paulo.

Valor total da Chamada de Projetos:R$ 6.450.000,00

Inscrições até 31/01/2026

Principais Informações

Sobre a Chamada de Projetos

Esta Chamada de Projetos segue etapas definidas, fique atento(a) a elas e aos prazos!
OBJETIVO
Apoiar iniciativas de restauração ecológica no Pontal do Paranapanema, estado de São Paulo
INSTITUIÇÕES ELEGÍVEIS
Instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas no Brasil, com registro no CNPJ, há, pelo menos, 2 anos
LOCALIZAÇÃO
Restauração ecológica em APPs e RLs do Assentamento Gov. André Franco Montoro, sub-região do Pontal do Paranapanema
PRAZOS
60 meses de execução, sendo 24 para o plantio e 36 para o monitoramento
Timeline
  • 09/12/2025
    Lançamento da Chamada de Projetos
  • 29/12/2026
    Encerramento do recebimento de dúvidas
  • 31/01/2026
    Encerramento do período de inscrição

Participe da Chamada de Projetos

A presente Chamada de Projetos tem como objetivo selecionar projetos para a implementação de ações de restauração ecológica no Pontal do Paranapanema do estado de São Paulo.

O FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), no âmbito do mecanismo FINACLIMA-SP, convida instituições sem finalidade lucrativa a apresentarem propostas de projetos que visem à implementação da restauração ecológica em Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) do Assentamento Governador André Franco Montoro, na sub-região do Pontal do Paranapanema, estado de São Paulo.

As iniciativas apoiadas deverão obrigatoriamente realizar ações visando a restauração ecológica de ecossistemas degradados e o atingimento dos parâmetros finais da Resolução SMA n° 32, de 03 de abril de 2014, no prazo de 5 (cinco) anos, seguindo a metodologia de monitoramento definida pela Portaria CBRN 01/2015. Para esta Chamada de Projetos será utilizada a definição de restauração ecológica como sendo uma “intervenção humana intencional em ecossistemas alterados ou degradados para desencadear, facilitar ou acelerar o processo natural de sucessão ecológica”.

Serão disponibilizados, inicialmente, R$ 6.450.000,00 (seis milhões, quatrocentos e cinquenta mil reais) para projetos com duração total de 60 (sessenta) meses, em que o plantio deverá ser concluídos em até 24 (vinte e quatro) meses e o monitoramento e acompanhamento por 36 (trinta e seis) meses.

As propostas devem ser enviadas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de janeiro de 2026, por meio do Portal de Chamadas do FUNBIO.

Baixe o regulamento 

Ficou com alguma dúvida?

Para enviar perguntas você precisa estar logado.
Ainda não tem cadastro? Clique aqui

0
Voltar ao topo